Festival Agroecológico 2025 – Cultivando Saberes e Territórios

Na sexta-feira (03/10) foi comemorado o Dia Nacional da Agroecologia. Para celebrar a data, o curso de Agroecologia promoveu o Festival Agroecológico 2025 – Edição Cultivando Saberes e Territórios, que movimentou o CTUR.

A programação reuniu apresentações, oficinas, estações interativas e experiências práticas, todas voltadas à valorização da agroecologia, da cultura e da vida comunitária. Confira as atividades:
• Apresentação cultural do coletivo artístico formado por estudantes do CTUR
• Jogos da Missão Nutritiva
• Equipe Equina da Equoterapia UFRRJ
• O cavalo Storm
• Pecuária Orgânica da Fazendinha Km 47
• Rural Consultoria
• Estação Topográfica: Desafio da Visada
• Equipe da disciplina de Produção de Pequenos Animais
• CineAgro: debates com exibição de filmes
• Quintal Medicinal
• Projeto Cães de Pastoreio da Rural
• Coffee-break

A abertura do evento contou com os discursos do diretor do colégio, Marden Marques, do vice-diretor Juliano da Silva e do coordenador do curso de Agroecologia, Marcelo Lobo. O diretor Marden destacou o legado da engenheira agrônoma e escritora Ana Maria Primavesi e reforçou a importância da data como ação de incentivo a políticas públicas. “Essa lei foi criada em homenagem à Ana Primavesi. Até seus últimos dias, ela trabalhou em prol da agroecologia. O que é mais importante é que essa lei não apenas cria o Dia da Agroecologia, mas também incentiva e premia as políticas públicas voltadas à produção agroecológica em todo o país”, afirmou o diretor.
Para abrilhantar a cerimônia de abertura, os alunos realizaram uma bela apresentação de dança.

O professor e coordenador do curso de Agroecologia, Marcelo Lobo, ressaltou a relevância do evento e o papel importante na ampliação dos horizontes dos alunos. “Acredito que a importância seja justamente você criar laços, criar vínculo da comunidade que é atendida, aqui no caso os alunos que são regularmente inscritos, nos cursos. Para que eles possam aumentar o contato deles com essa temática do curso técnico que eles têm, ampliar o horizonte deles. Para eles perceberem que vai além daquilo que eles costumam ver nas disciplinas em uma educação formal”, destacou Marcelo.

Entre as atividades oferecidas, esteve a Equoterapia, desenvolvida pelo projeto de extensão da UFRRJ. “A equoterapia é uma área de saber que utiliza o cavalo de desenvolvimento biopsicossocial da criança com necessidade específica”, explicou o coordenador José Ricardo da silva. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o projeto, além de poderem montar nos cavalos.

Encerrando o evento, houve um momento de confraternização, com um coffee-break preparado pela equipe do colégio.

Fotos: Luan Cezário


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel